20 questões sobre INTRODUÇÃO À HISTÓRIA E À HUMANIDADE | PRÉ HISTÓRIA

Várias questões do Enem e vestibulares com gabarito para você testar seus conhecimentos sobre o período Pré-história.


Várias questões do Enem e vestibulares com gabarito para você testar seus conhecimentos sobre o período Pré-história.

01. (UECE) Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período

a) Glacial.

b) Paleolítico.

c) Mesolítico.

d) Neolítico.



02. (UECE) A forma mais importante de escrita do Oriente Médio antigo, usada em diferentes sistemas, considerada o primeiro sistema de escrita completa existente no mundo, surgiu

a) No Egito e recebeu o nome de hieróglifo.

b) Na Ásia Oriental e recebeu o nome de hànzi.

c) Na Suméria e recebeu o nome de cuneiforme.

d) No vale do Indo e recebeu o nome de sânscrito.



03. (UPE) O período mais longo considerado a mais antiga Era da Pré-história é chamado de Paleolítico. Ele iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos simples de pedra encontrados no sítio de Hadar, Etiópia, e se estendeu até 10 000 anos aproximadamente. O modo de produção de sua população hominídea pode ser descrito como o de carniceiros, caçadores, coletores e pescadores.

(GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História: Uma abordagem ecológica. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 35. Adaptado)

Sobre o período descrito no texto, assinale a alternativa CORRETA.

a) Não havia a domesticação de plantas ou animais, com exceção dos cães e, talvez, cavalos, que surgiram só mais para o fim do período.

b) Os grupos humanos se organizavam socialmente em tribos, dado o recente processo de sedentarização.

c) A economia não se limitava às atividades predatórias, considerando uma larga experiência com a agricultura.

d) O Homo sapiens sapiens não pertence a esse período, tendo surgido só no Neolítico.

e) Os instrumentos de pedra confeccionados pelos hominídeos desse período já passavam por um processo manual de polimento.



04. (IFSul-MG) Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar esse tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Dessa forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usava instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e de propriedade coletivas. 

Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/prehistoria/>.

O texto acima se refere ao período do(a):

a) Neolítico. 

b) Paleolítico. 

c) Idade do bronze. 

d) Idade do ferro.



05. (IFSP 2016) - Segundo o historiador Guglielmo, “o período mais longo e a mais antiga era da pré-história é chamada de Paleolítico. Iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos [...] encontrados no sítio de Hadar, Etiópia, e pode ser estendido há cerca de 10.000 anos”. 

(Fonte: GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 35 e 36).

Considerando a Pré-história e a passagem do texto, é correto o que se afirma em: 

a) Durante o Paleolítico Inferior ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra.

b) Durante o Paleolítico Superior foi produzido os primeiros instrumentos de pedra. 

c) No decorrer da transição do Mesolítico para o Médio Paleolítico, ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra. 

d) Foi durante o Paleolítico Inferior que houve a produção dos primeiros instrumentos de ossos e chifres. 

e) Durante o Paleolítico Inferior houve a produção de lâminas e agulhas, que possibilitou o surgimento da Idade dos Metais.




06. (UFSM - RS) Do ponto de vista histórico, o tempo ou a contagem dele é uma invenção humana. Conforme suas necessidades, a maior parte das civilizações construiu um calendário a partir de um acontecimento tido como fundamental em suas culturas. Antes da invenção dos relógios mecânicos e digitais, dos celulares e computadores, nossos ancestrais usavam formas diversas para medir a passagem do tempo, com mais ou menos precisão. Considerando essas formas, coloque verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas usadas por nossos ancestrais.

( ) apitos dos trens, floração das árvores e mudanças na temperatura

( ) relógios solares, erupções na pele dos animais e posição das estrelas

( ) incidência de luz, queda das folhas das árvores e ciclos agrícolas

A sequência correta é

a) V − V − V.

b) V − F − F.

c) F − F − V.

d) V − F − V.

e) F − V − F.



07. (ENEM) Leia o trecho do documento.

Quem construiu a Tebas de sete portas?
Nos livros estão nomes de reis.
Arrastaram eles os blocos de pedra?
E a Babilônia várias vezes destruída. Quem a reconstruiu tantas vezes?
Em que casas da Lima dourada moravam os construtores?
Para onde foram os pedreiros, na noite em que a Muralha
da China ficou pronta?
A grande Roma está cheia de arcos do triunfo.
Quem os ergueu? Sobre quem triunfaram os césares?

BRECHT, B. Perguntas de um trabalhador que lê. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br. Acesso em: 28 abr. 2010.

Partindo das reflexões de um trabalhador que lê um livro de História, o autor censura a memória construída sobre determinados monumentos e acontecimentos históricos. A crítica refere-se ao fato de que

a) os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória. 

b) a História deveria se preocupar em memorizar os nomes de reis ou dos governantes das civilizações que se desenvolveram ao longo do tempo.

c) grandes monumentos históricos foram construídos por trabalhadores, mas sua memória está vinculada aos governantes das sociedades que os construíram.

d) os trabalhadores consideram que a História é uma ciência de difícil compreensão, pois trata de sociedades antigas e distantes no tempo.

e) as civilizações citadas no texto, embora muito importantes, permanecem sem terem sido alvos de pesquisas históricas.



08.  (UEMA) Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da História. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior e é encontrada em todos os continentes. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da Antiguidade e a sua cultura. As matérias-primas utilizadas para a expressão artística dos povos da antiguidade eram pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de árvores, era utilizado para tingir, constituindo o que devem ser as mais primitivas expressões artísticas, conforme a imagem reproduzida a seguir.


Durante muito tempo, os povos que assim se expressavam foram conhecidos como ― “Pré-históricos”. Essa denominação, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato de esses povos 

a) desconhecerem a escrita. 

b) manterem relações comerciais. 

c) viverem sob a forma de Estado. 

d) dominarem as técnicas agrícolas. 

e) ocuparem as margens dos grandes rios. 



09.  (UEA-AM) O arqueólogo recolhe, classifica e compara as ferramentas e armas de nossos ancestrais e predecessores, examina as casas que construíram, os campos que cultivaram, o alimento que comiam (ou, antes, que jogavam fora). São esses os instrumentos e ferramentas da produção característicos dos sistemas econômicos que nenhum documento escrito descreve.
CHILDE, Vere Gordon. A evolução cultural do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1966.

O excerto alude à pesquisa sobre sociedades remotas, o que permite o estudo

a) do conjunto dos relatos orais de povos da Antiguidade.
b) da correspondência oficial entre as famílias reais europeias.c) das leis criadas durante a colonização da América.d) de aspectos do cotidiano de povos pré-históricos.
e) dos discursos dos tiranos e governantes na Grécia Clássica.



10. (ENEM) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar. 

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado). O texto refere-se ao movimento migratório denominado a) sedentarismo. b) transumância. c) êxodo rural.d) nomadismo.e) pendularismo

11.  Leia o texto a seguir.
    Foi Renan, acho, quem escreveu um dia (cito de memória; portanto receio, inexatamente): “Em todas as coisas humanas, as origens em primeiro lugar são dignas de estudo”. E Saint-Beuve antes dele: “Espio e observo com curiosidade aquilo que começa”. A ideia é bem de sua época. A palavra origens também. Mas a palavra é preocupante, pois equívoca.(Adaptado de: BLOCH, M. Apologiada História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. p.56.)Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a escola historiográfica que se posiciona sobre esse tema e a tese correspondente.

a) Escola Metódica – compreende a origem como o princípio dos estudos históricos.

b) Escola Marxista – considera os estudos culturais como fundamento da crítica.

c) Escola dos Annales – considera mitologia a busca pelas origens.

d) Escola Idealista – concebe a história como a realização humana no tempo.

e) Escola de Frankfurt – formula a ideia da invenção das tradições históricas.



12. (Unioeste-PR) O Estado surgiu quando a tradicional autoridade dos chefes de famílias, adequada para comunidades pastoris, mostrou-se insuficiente para gerir uma sociedade mais complexa, baseada na articulação entre aldeias e cidades. Sobre o Estado, é incorreto afirmar que

a) o aparecimento do Estado não ocorreu simultaneamente em todas as sociedades, nem devido aos mesmos fatores em todas as regiões.

b)a maioria dos estudiosos admite que o surgimento do poder político esteve ligado às necessidades surgidas com a diversificação das atividades econômicas.

c) em algumas sociedades, como aquelas localizadas no Crescente Fértil, o poder político característico do Estado nasceu vinculado a religião.

d) o Estado nem sempre existiu ao longo da história. Muitas sociedades se organizaram sem ele. Nas sociedades sem Estado, as funções políticas não estavam claramente definidas numa determinada instância de poder.

e) a constituição da propriedade privada e a divisão do trabalho não guardam qualquer relação com o processo histórico da formação do Estado.



13. (Fatec-SP) A forma como as sociedades organizam as suas atividades produtivas se transforma ao longo do tempo e vem marcando mudanças históricas importantes. Na transição do período Paleolítico para o Período Neolítico, observam-se importantes mudanças na organização produtiva como, por exemplo

a) o término do sistema de plantation.

b) a formação das corporações de ofício.

c) a construção de núcleos urbanos feudais.

d) o início das grandes organizações sindicais.

e) o surgimento da agricultura de subsistência.



14. (UDESC) “A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja menos vão esgotar-se em compreender o passado se nada se sabe do presente.”

Marc Bloch. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, p. 65.

Assinale a alternativa que contém a definição de história mais coerente com a citação do historiador Marc Bloch.

a) A História é a ciência que resgata o passado para explicar o presente e fazer previsões sobre o futuro.

b) A História é uma ciência que visa promover o entretenimento dos expectadores do presente e um conhecimento inútil sobre o passado.

c) A História é, tal como a literatura, uma narrativa sobre o passado determinada pela imaginação do historiador.

d) A História é a ciência que se refugia no passado para não compreender as questões do presente.

e) A História é uma ciência que formula questões sobre o passado a partir de inquietações e experiências vividas no presente.



15. (UERN) As gravuras se referem aos monumentos megalíticos, constantes objetos de estudo de arqueólogos e historiadores. Observe.

Acerca dessas formações rochosas misteriosas, devidamente arrumadas na natureza por nossos antepassados, é correto afirmar que

a) são consideradas monumentos pela sua formação. Acredita-se que podem ter surgido durante o período Neolítico (Idade da Pedra) e a finalidade de sua existência não é totalmente conhecida.

b) muitas eram contempladas e cultuadas pelos religiosos fundadores da Igreja Católica, que acreditavam em seus poderes esotéricos e na presença de relíquias sagradas entre as pedras utilizadas em sua construção.

c) são construções feitas por seres detentores de altos conhecimentos, pois a maioria das pedras chega a pesar toneladas. Os templos seriam destinados aos alquimistas e magos, donos do conhecimento científico no período Homérico.

d) algumas são construções de indivíduos solitários, conhecidos como menires (em celta significa “pedras compridas”) e tinham o objetivo comprovado de abrigar as tribos nômades em suas incursões em busca de alimento e moradia.



16. (ENEM) Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 . 109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!

O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de:

a) 365 anos.

b) 460 anos.

c) 900 anos.

d) 10 000 anos.

e) 460 000 anos.



17.  (UFSC)

O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César bateu os gauleses.
Não levava sequer um cozinheiro?
Filipe da Espanha chorou, quando sua Armada naufragou.
Ninguém mais chorou?
Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos.
Quem venceu além dele?
Cada página uma vitória.
Quem cozinhava o banquete?
A cada dez anos um grande homem.
Quem pagava os gastos?

BRECHT, Bertolt. Perguntas de um trabalhador que lê. In:____. Poemas. Tradução de Paulo Cesar Souza. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 167.

Em relação a fontes e escrita da história, é correto afirmar que:

01. por muito tempo as pesquisas históricas privilegiaram as fontes escritas, mas atualmente entende-se que todo tipo de registro dos atos e pensamentos da sociedade pode ser usado como fonte para a escrita da história, como, por exemplo, utensílios domésticos, vestuário, fotografias, monumentos ou mesmo registros orais.

02. a escrita da história depende da análise de fontes e da interpretação de quem a analisa, por isso ela deve ser entendida como uma versão.

04. a forma de dividir a história em quatro grandes épocas – antiga, média, moderna e contemporânea –, apesar de ser um invento europeu, deve ser empregada para o entendimento do processo histórico dos diferentes povos do mundo.

08. os conceitos de tombamento e patrimônio imaterial foram instituídos como forma de preservar bens dos mais variados, materiais e imateriais, como fotografias, livros, imóveis, cidades, receitas culinárias, que sejam considerados importantes para a memória coletiva.

16. apesar da ampliação da noção de documentos históricos, os documentos oficiais ainda são tomados pelos historiadores como as únicas legítimas fontes para o conhecimento histórico.

32. os estudos históricos da atualidade procuram dar voz a diferentes sujeitos, como mulheres, trabalhadores rurais, crianças etc.; no entanto, as pesquisas sobre o passado ainda têm maior concentração nas ações dos reis, generais, comandantes de revoltas e revoluções, pois são os atos dos grandes governantes e líderes que modificam o rumo dos acontecimentos.



18. (UFSM-RS) No Período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta de 10.000 a. C., além de caçar e coletar frutos e sementes, nossos antepassados passaram a ter condição de interferir ainda mais na natureza, domesticando animais e cultivando plantas. Pelos registros existentes, isso teria acontecido primeiramente nas regiões atualmente chamadas de China, América Central, Peru e Oriente Próximo. Essa transformação nas formas de vida no planeta é chamada de revolução

a) ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.

b) urbana, por haver permitido a fixação e a sedentarização dos humanos.

c) suméria, por ter sido realizada pelos sumérios antes de qualquer outro povo.

d) agrícola, por ter permitido maior domínio sobre a natureza e surgimento das aldeias.

e) iluminista, por ter se difundido rapidamente em todo o mundo como uma luz.



19. (UERN)

    Ötzi, o homem do gelo, morto devido a uma flechada 5,3 mil anos atrás, já foi esquadrinhado dos pés à cabeça desde que foi descoberto por um casal de montanhistas alemães nos Alpes italianos, perto da fronteira da Áustria. (...) o seu genoma completo foi apresentado em fevereiro de 2012. Agora, usando os recursos nanotecnológicos de um microscópio atômico, cientistas conseguiram isolar o sangue da múmia. A amostra tem as hemácias mais antigas do mundo de que se têm notícia. Além da constatação de que Ötzi morreu apenas 30 minutos depois da flechada no ombro, a nova técnica poderá ajudar os médicos forenses a pesquisar crimes contemporâneos... os cientistas forenses encontram dificuldades em dizer se o sangue da cena de um crime tem dias ou meses de idade, mas, estudando a elasticidade de 5 mil anos de sangue, esperam ser capazes de fazer uma contribuição reaI para a compreensão do envelhecimento sanguíneo.

Aventuras na História, São Paulo, abril, jun. 2012, p. 8.

Elucidar os mistérios do cotidiano pré-histórico é uma das funções das pesquisas arqueológicas atuais. A descoberta do passado não é fáciI e passa por processos complexos e, às vezes, demorados.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Utilizando processos como a coleta e a escavação, a arqueologia estuda os costumes e as culturas dos povos antigos por meio de artefatos, monumentos etc.

II. As informações coletadas devem ser analisadas de forma isolada, de maneira que os antigos vestígios possam ser utilizados apenas numa perspectiva atual e definitiva.

III. Através da observação somente, os cientistas podem datar fatos e objetos históricos com precisão e interpretar fatos remotos sobre a vida de nossos ancestrais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I, II e III.

b) II, apenas.

c) I, apenas.

d) II e III, apenas.



20. (UPE) 

    O pesquisador Michael Richards examinou isótopos de carbono (13C) e nitrogênio (15N) em ossos de neandertais de 29 mil anos na Croácia. As proporções relativas desses isótopos na parte proteica do osso humano, conhecida como colágeno, refletem diretamente a quantidade de proteína da dieta desses indivíduos. Assim, pela comparação isotópica das “assinaturas” nos ossos dos neandertais com a de outros animais vivendo no mesmo ambiente, o autor pôde determinar se a massa proteica obtida pelos neandertais era proveniente de vegetais ou animais.

WONG, Kat. Caçadores Neandertais. Scientific American Brasil, São Paulo, Segmento, abr. 2000, p. 33. 

O texto acima se refere a uma detalhada pesquisa sobre os hábitos dos antigos neandertais, que tinham como uma de suas principais características

a) a alta aptidão para caça.

b) a insipiência da técnica do fogo.

c) a inadaptação a ambientes frios.

d) a baixa habilidade para atividades predatórias.

e) um maior distanciamento da espécie homo sapiens.




RESPOSTAS

01. 

02. C

03. A

04. B

05. A

06. C

07. C

08. A

09. D

10. D

11. C

12. E

13. E

14. E

15. A

16. D

17. (01 + 02 + 08) 11

18. D

19. C

20. A

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